VOLTAR PÁGINA PRINCIPAL


Como economizar no orçamento mensal

Como Economizar
Reduzir despesas é sempre um grande desafio, mas se você pensar em pequenas reduções no seu dia a dia, vai ver que no fim do mês a soma delas é significante, um pouquinho aqui, outro ali e no fim um grande resultado.
Aproveite para investir este dinheiro.



Conta de Energia

Conta de Energia
São tantos aparelhos ligados, tanta tecnologia, e a conta quando chega, está nas alturas.

Troque suas lâmpadas

Existem opções de lâmpadas para gastar menos e economizar, as Leds são um bom exemplo, mais eficientes e duram muito tempo, a redução será visível ao longo do ano.

Desligue os dispositivos elétricos não utilizados

Ande pela casa e verifique quais deles você não utiliza sempre, vai se surpreender de quantos aparelhos estão ligados sem nenhum uso, desconecte da tomada, pois ligados eles estão consumindo energia o tempo todo.

Reduza a agua quente

Usar agua quente requer muita energia elétrica, verifique se a torneira está na temperatura ideal, sempre deixamos mais quente do que é preciso, e reduza e tempo no banho.


Se Não Usa Venda

Se Não Usa Venda
Olhe nos armários, na casa e procure itens que não usa a mais de dois anos, certamente não usara nunca mais, eles podem lhe trazer uma renda extra, hoje tem vários meios para isto, como o Mercado Livre, OLX, grupos de venda e troca em redes sociais, brechós etc.


Transporte Mais Barato

Transporte Mais Barato
Ir trabalhar diariamente de carro, custa dinheiro, não somente o valor da gasolina, que está absurdamente cara, mas o carro também exige manutenção de peças, estacionamento e outros.
Como então reduzir dinheiro no transporte e economizar?

Use o transporte público
Utilizando o transporte público, você consegue se locomover por toda a cidade, e vai economizar em estacionamentos, manutenção de peças e também no combustível.
Pense, toda vez que deixar o carro em casa você estará economizando seu dinheiro, e o resultado vira, com certeza.

Se for capaz de abrir mão, e não ter carro, a economia será ainda maior, e hoje existem várias maneiras de locomoção, além do transporte público, você conta também com serviços como Uber, 99 taxi, Blá Blá Car e outros, que lhe darão total conforto.

Assim elimina despesas como IPVA, licenciamento, seguro obrigatório, vistoria e outras tantas taxas que vem junto com o carro.
Então se você tem um veículo e o usa raramente, pode considerar a possibilidade de vende-lo e investir seu dinheiro ou até mesmo quitar dívidas.

Pneus Calibrados
Manter os pneus devidamente calibrados pode reduzir o consumo de gasolina em até 1%, passe no posto ao menos uma vez ao mês e encha conforme as especificações do fabricante.

Carona Dividida Para Trabalhar
Caso você, não consiga deixar o carro de lado, considere a possiblidade de dividir carona no seu trabalho, assim seu carro não se desgasta tanto e vai economizar gasolina e estacionamento, vai ser bom tanto para você como para seu amigo, que também vai economizar, certamente tem alguém que mora na sua região ai no seu trabalho, procure que vai encontrar.


Compras de Mercado

Compras de Mercado Os alimentos representam uma grande fatia de nosso orçamento, portanto saber comprar e não desperdiçar, ajudam a manter o orçamento em dia.

Cozinhe em Casa

Fazer uma quantidade maior de alimentos de uma só vez, garante ótimos congelados e vai ajudar a não deixar sobras, além de poupar seu tempo, separe somente o que é consumido em cada refeição, e congele.
Levar comida de casa para o trabalho é uma opção saudável e muito econômica, assim evita de comer em restaurantes todos os dias e mantem seu dinheiro no bolso.


Compre em Atacadistas
Fazer uma compra um pouco maior, indo a um supermercado atacadista, é uma ótima solução para não gastar muito, busque alimentos não perecíveis e compre pacotes para mais de um mês, pacotes fechados tem um custo menor que a granel. Mas só compre o que precisa, não compre alimentos que não sabe se vai consumir, pois ai você vai perder dinheiro.

Não se Apegue as Marcas

Com o tempo nos acostumamos e utilizamos sempre as mesmas marcas, procure marcas similares que tem os mesmos ingredientes, vale a pena trocar e experimentar, a economia pode ser grande.

Economize nas Saidinhas

Economize nas Saidinhas
Não precisa parar de sair, mas busque opções sem custo ou de baixo valor, como parques públicos, exposições, mudar o restaurante preferido e conhecer outro, para te ajudar a encontra estes lugares e eventos, busque um guia da sua cidade com passeios gratuitos e de baixo valor, talvez você se surpreenda com as opções.

Tv a Cabo

Mais uma conta, e essa está sendo bem utilizada? Muitos filmes e series, estão disponíveis gratuitamente na internet, se você mal fica em casa e liga a TV raramente, é hora de pensar em cancelar ou reduzir seu pacote.

Dívidas
O ideal é não ter, mas é quase impossível, então vamos ver como tratá-las.
Refinanciar casa ou automóvel
Se você acha que pode ser possível refinanciar sua casa a uma taxa de juros mais baixa, entre em contato com algumas instituições de crédito e se informe, isso pode lhe trazer uma economia muito boa ao longo do tempo.

Reduzir a taxa de cartão de crédito
Se está com uma dívida alta no cartão, tente negociar taxas mais baixas, mas depois pague em dia.
E não use o cartão até que quite a dívida atual, assim ela não cresce.

Club e academia
Se você usa, é valido, mas pagar um Club ou academia que vai raramente, é um grande desperdício de dinheiro, avalie se está valendo o valor pago, caso não, cancele.
Depois se sentir falta pode voltar a assinar, mas se não, dinheiro certo na sua conta.

Assinaturas de revistas
Se as revistas e jornais chegam na sua casa e lá ficam, sem que ninguém as leia, nem pense em renovar as assinaturas, e se o caso for realmente para economizar e cortar custos, vale a pena utilizar os diversos meios de comunicação disponíveis gratuitamente para fazer sua leitura.

Avalie os serviços que paga
Verifique tudo que paga e se está utilizando os serviços, faça nova cotação dos que utiliza com outras empresas.
Hoje o mercado oferece diversas promoções para quem entra como cliente, então mudar a empresa de prestação de serviço pode ser um bom negócio.

Compre menos roupa
Olhe seu guarda roupas, se ele estiver abarrotado é sinal que você gasta muito com roupa, tente comprar somente o que precisa, revise suas roupas, vai encontrar várias peças interessantes, uma boa costureira também pode ajudar a transformar o que tem.


Telefone celular

Telefone celular
Se você não consegue controlar o uso de seu celular, e a conta está muito alta, faça uma cotação com as operadoras disponíveis em sua cidade, utilize planos prépago, e adquira um pacote que te atenda durante o mês todo, pois não está no orçamento colocar credito no meio do mês.

Enfim, hora de colocar tudo em prática, e fazer seu pé de meia!





 

voltar